domingo, 27 de março de 2011

LATTES?!

E aí, galera!

O post de hoje é especialmente dedicado ao pessoal que tá chegando agora à faculdade! Vocês sabiam que todo biomédico que se preze deve ter um Currículo Lattes?


Não só os biomédicos, mas todos os pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de Ciências, Tecnologia e Inovação. O currículo Lattes irá acompanhar vocês durante toda sua vida acadêmica e científica, sendo importante, por exemplo, na obtenção de bolsas e auxílios.



Para começar a criar seu currículo Lattes, você deve acessar o site da Plataforma Lattes e clicar em “Cadastrar”.



Então, você completará um extenso formulário com suas informações. Não se preocupe pois suas informações pessoais (CPF, identidade, filiação, endereço...) não serão exibidas na internet.



Ao final do preenchimento, aparecerá uma prévia das informações que você enviará ao CNPq. Este ainda não é seu Lattes. Você deve conferir tudo, marcar “Li e estou de acordo com a declaração acima” e enviar ao CNPq.




Estando seu Lattes pronto, a cada realização acadêmica que você obtiver, (por exemplo, uma presença em congresso, uma apresentação de pôster ou uma publicação de artigo \o/) você deverá atualizar suas informações.


No mesmo site de criação do Lattes há um link para a atualização do currículo. Sempre que forem feitas atualizações no currículo, este deve ser enviado para o CNPq. Quando for realizada a atualização, um lembrete em uma barra amarela aparece na parte superior da tela, com o seguinte texto:


“Atenção! As alterações realizadas só serão aceitas quando enviadas ao CNPq em definitivo. Clique aqui para enviá-las.”





Siga estas instruções. Em seguida aparecerá o currículo do modo como será publicado, para que você revise e declare que está de acordo com a declaração do Termo de Adesão. Após ler o termo, clique no Box e, em seguida, em “enviar para o CNPq”.

E é só isso, simples assim!
Mesmo que vcs não tenham muuuuitas coisas para colocar no Lattes por enquanto, é legal já ter um pronto. O Lattes é fundamental para pedido de bolsa de Iniciação Científica! É melhor que ele já esteja pronto do que ter que correr para fazer um. =) Outra dica, a ferramenta de "Buscar" da Plataforma Lattes também é bastante útil para nós. É só colocar o nome do pesquisador e vc terá um resumo de sua vida na ciência, sua formação, linha de pesquisa, produção bibliográfica, orientações etc. Que tal fuxicar o Lattes de alguns professores da Unirio? =D Boa Sorte e divirtam-se! Qualquer dúvida, é só postar ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário